Quantcast
Channel: Colorida Vida » saúde
Viewing all articles
Browse latest Browse all 7

Como é o pré-natal no Canadá?*

$
0
0

Eu descobri que estava grávida com mais ou menos 4 semanas. Marquei minha primeira consulta com a médica de família pra uns 10 dias depois. A minha médica também é obstetra, mas nem todos médicos de família são. E o normal é ser atendido primeiro pelo clínico geral pra depois ser encaminhado para um especialista, como eu já falei. Isso também vale para gravidez.

Apesar de obstetra, a minha médica não vai poder me acompanhar no parto, porque não está fazendo atendimentos obstétricos no momento. Ou seja, ela vai me encaminhar pra um “especialista” mais pra frente.

Na primeira consulta, ela nem me tocou. Só passou exames de sangue e urina, falou sobre tomar vitaminas e conversou sobre opções de hospital e parto. Os exames, nenhum deles pedia confirmação da gestação, como acontece no Brasil quando os médicos pedem a contagem de bHCG pelo sangue ou urina.

Fiz os exames no laboratório e os resultados vão direto pra médica. Eu não precisei pegar no laboratório. A segunda consulta foi com 7 pra 8 semanas de gestação. Ela falou do resultado dos exames (tudo OK), e aí sim fez um exame físico: mediu pressão, pesou, anotou meu histórico de saúde familiar, etc e tal.

Ultrassom? Nada! Se está tudo bem aparentemente, não há necessidade. E eu também não pedi. Ela apalpou meu útero e disse que tinha aspecto de “grávido”, compatível com a idade gestacional e ficou satisfeita.

A próxima consulta vai ser semana que vem, com 12 semanas. Segundo ela, já poderemos ouvir os batimentos cardíacos do bebê através de um aparelho que ela tem no consultório. Estou ansiosa por essa consulta, confesso.

Ainda não tive consulta com um “especialista”. Vamos ver se da próxima vez ela me encaminha pra um.

* Na verdade eu deveria ter colocado “British Columbia”, porque pode haver diferenças de província pra província.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 7