Se eu te falar que minhas filhas não têm pediatra aqui, vocês acreditam? Pois é verdade. Pediatra aqui é considerado especialista, e só pode ser consultado se for por encaminhamento do médico de família. O médico de família, que é um clínico geral, é quem desempenha o papel de pediatra no cuidado das crianças.
No primeiro ano de vida da criança, o médico de família (pelo menos a minha) vê a criança todos os meses, para fazer o acompanhamento de crescimento e ganho de peso. Aquela consulta de rotina que todos nós já sabemos como é. É o próprio médico de família quem aplica as vacinas também. Depois de 1 ano, as consultas são trimestrais. Na idade da Laura, teoricamente o check-up é feito uma ou duas vezes por ano, mas no nosso caso só vamos quando temos algum problema pra tratar mesmo. Faz mais de 1 ano que as meninas não vêem a nossa médica.
Aqui não tem essa de marcar consulta pra tratar resfriadinho não. Até porque é difícil marcar uma consulta de “emergência”. Se o assunto é grave, tem que ir pra emergência do hospital. Nós já tivemos que apelar pra emergência, e lá você é atendido por pediatras mesmo. Eu já fui numa clínica infantil (de emergência) e no Hospital da Criança. Tem um médico que já nos atendeu que trabalha nos dois lugares. O atendimento de emergência é muito bom, eles são super atenciosos. É claro que rola uma espera, principalmente no hospital, onde eles dão preferência para os casos mais graves. Se entra alguém que quebrou o braço ou está vomitando, e seu filho só tem um resfriado, o primeiro vai passar a sua frente no atendimento. O máximo de tempo que esperei nas emergências foi cerca de 1 hora e meia.
Pediatra aqui é pra criança com doenças graves. E graças a Deus nós nunca precisamos ser encaminhados pra um.
Você não paga as consultas do médico aqui. Nem do hospital, se precisar. Tudo é coberto pelo “plano de saúde” do governo. Esse sim você tem que pagar, se não tem o benefício oferecido pelo seu trabalho. Pra uma família de 3 ou mais pessoas paga-se 120 dólares por mês. Eu já escrevi sobre como funciona o sistema de saúde aqui no Canadá.
Para saber como funciona a pediatria em outros países do mundo, confira os posts da Blogagem Coletiva das Mães Internacionais.
Foto: do blog The human side of hospitals