Depois de mais de 5 anos eu finalmente troquei meus óculos! Há uns dois meses fiz minha primeira consulta no “optometrista”, que é o profissional que faz a avaliação da nossa visão aqui no Canadá.
Ué, mas não é o oftalmologista?
Aqui tem oftalmologista também. Só que ele é um especialista, e como tal, pra ser consultado, precisa ser indicado pelo seu médico de família. Geralmente adultos consultam com oftalmologista quando têm alguma doença pra tratar, tipo um glaucoma ou coisa mais séria. Se o problema é só avaliação da visão, as clínicas dos optometristas (que seriam como os nossos “oculistas”) estão aí pra isso.
Com as crianças é diferente. Toda criança, até os 18 anos, consultam com oftalmologistas. Acho que elas também podem ir num optometrista, mas pelo que entendi elas são geralmente atendidas pelo especialista. O optometrista não é médico como o oftalmologista, essa é a diferença.
A oftalmo das meninas é super atenciosa, muito competente também. Ela disse que eu poderia me consultar com ela, mas teria que pedir referência da minha médica de família, mas que para só avaliar meu grau, poderia ir nessas clínicas mesmo.
A consulta com optometrista não é coberta pelo sistema de saúde do governo, é particular. Se você tem benefício de saúde do trabalho, as consultas são cobertas em até um teto, dependendo do plano de saúde que você tem. O do André cobre uma consulta com optometrista por ano e tem um limite anual para fazer óculos. Geralmente você paga a consulta, ou os óculos, e depois é reembolsado.
Eu tenho astigmatismo. A última vez que eu chequei minha visão foi bem antes de mudar pra cá, há mais de 5 anos! Resolvi aproveitar o benefício do plano de saúde e marquei minha consulta numa clínica perto de casa. Fiquei bem satisfeita com o atendimento do optometrista, ele faz todos aqueles testes básicos para avaliar a visão, mede pressão, pede pra você ler as letrinhas pequenas, tem aquela máquina que vai trocando as lentes, tudo igualzinho.
Pra minha surpresa meu grau não mudou muito, só 0.25 em um dos olhos. Fiz óculos novos, finalmente! A diferença é que agora estou tentando usar o óculos direto, antes eu só usava para trabalhar. Tenho notado uma diferença boa. Quando eu tiro o óculos vejo tudo super embaçado, o que não acontecia antes.
Imagem: Focus, no Flickr, sob Licença Creative Commons